O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 registrou uma abstenção de 20% dos inscritos no segundo dia de provas, realizado neste domingo (7), quando os candidatos enfrentaram as provas discursivas. Das 42 mil pessoas inscritas, 8,5 mil não compareceram aos locais de prova, que estavam distribuídos em 228 cidades ao redor do País. A informação foi divulgada pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) do governo federal.

A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, avaliou que a realização do exame ocorreu de forma tranquila, sem intercorrências. Em coletiva realizada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), ela destacou que a Polícia Rodoviária Federal acompanhou todo o processo, garantindo a segurança e o bom andamento das provas. As provas discursivas foram aplicadas em diversos locais do País e, segundo a ministra, chegaram a todos os locais sem nenhuma ocorrência.

A segunda edição do CNU oferece diversas vagas para os candidatos aprovados. A ministra Dweck também informou que todas as vagas anunciadas para os melhores colocados do CNU do ano passado já foram preenchidas, com o provimento total das 6.640 vagas ofertadas. Ainda em relação ao CNU 2025, a nota preliminar da prova discursiva e o espelho de correção serão divulgados em 23 de janeiro de 2026, e os pedidos de revisão poderão ser feitos nos dias 26 e 27 de janeiro. A lista de convocados deve ser publicada em fevereiro do ano que vem.

Os candidatos que realizaram as provas discursivas agora aguardam a divulgação dos resultados. O concurso é uma iniciativa do governo federal para selecionar candidatos para diversas vagas no serviço público. Com a abstenção de 20%, o CNU 2025 registrou um número significativo de ausências, mas a organização do concurso considerou o evento tranquilo e sem incidentes. A divulgação dos resultados e a convocação dos aprovados devem ocorrer nos próximos meses, conforme o cronograma estabelecido pelo MGI.

Exit mobile version